Você sabia que a glicação é responsável pelos problemas de saúde associados ao consumo do açúcar? Nesse sentido, todos sabemos que o excesso de açucares na nossa dieta pode ser extremamente perigoso para a nossa saúde. Desse modo, um dos primeiros sintomas pode ser percebido na nossa pele pelo aumento da flacidez e das rugas.
Ademais dos produtos multiprocessados conterem açúcar em suas fórmulas, mais de 80% dos produtos de um supermercado possuem produtos açucarados. Dessa maneira, este excesso de açúcar desencadeia várias reações químicas conhecidas como glicação. Ou seja, permitindo que as moléculas de glucose reacione com as proteínas da pele.
Açúcar, o principal responsável das doenças cardiovasculares
De certa forma todos sabemos que o consumo em excesso do açúcar é prejudicial a nossa saúde e uma das principais causas da flacidez e rugas na pele. Também como uma das principais causas de doenças como a diabetes, obesidade e problemas cardíacos.
Ademais dos problemas mencionados referentes ao consumo excessivo do açúcar. Ele também consiste no principal responsável para um estado de excitação para as crianças e em problemas dentais como as cáries e outros problemas bocais.
Excesso e um problema cultural
Na cultura ocidental o açúcar consiste em um dos elementos mais abundantes na dieta de muitas pessoas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde deveríamos consumir em média 25 gramas de açúcar diário. Contudo, a média de consumo é 16 vezes maior em alguns países.
Decerto, o açúcar configura em um elemento indispensável para o correto funcionamento do nosso organismo. Nesse sentido, o problema reside no consumo excessivo e nos efeitos colaterais produzidos. Assim, uma das melhores fontes naturais do açúcar está nas frutas, no leite, no mel e nos hidratos de carbono encontrados em muitos alimentos.
Porque o açúcar pode ser tão viciante?
O açúcar está composto de um dissacarídeo, formado por uma molécula de glicose e uma de fructose que nosso organismo necessita. Em outras palavras, a glicose consiste no combustível principal do nosso cérebro e aporta energia de forma imediata, embora tenha um efeito relativamente curto.
Então, porque em muitos lugares lemos que o açúcar está formado de calorias vazias? A resposta é simples, o consumo do açúcar industrializado não aporta nenhum tipo de nutriente. Nesse sentido, acostumamos o nosso organismo a obter energia de maneira fácil e rápida. Portanto, cada vez necessitamos de mais açúcar para manter os níveis de energia normais. Ou seja, o nosso corpo associa o consumo dele como uma fonte de energia rápida ativando o sistema de recompensa.
O que fazer para mudar nossos hábitos alimentares?
Em primeiro lugar, para poder mudar os nossos hábitos alimentares é importante entender o real motivo dessa mudança. Ou seja, qual a razão pela qual decidimos em mudar radicalmente, seja pela prevenção de doenças ou até mesmo para controlar a diabetes e outros males. Assim sendo, só depois de entendermos o porquê que podemos começar a elaborar uma estratégia para uma mudança gradativa da nossa dieta.
Em outras palavras, muitas pessoas não conseguem dar continuidade com algumas dietas porque não fazem uma transição correta. Desse modo, a melhor maneira de mudar os nossos hábitos alimentares configuram um plano que se desenvolverá em um espaço de tempo para que o nosso corpo e mente se acostumem e para que não haja recaídas.