A maquiagem é sua aliada ou sua inimiga? Essa resposta depende basicamente de dois fatores que juntos podem jogar a seu favor ou contra na hora de fazer uma maquiagem: a quantidade e o conhecimento. Os profissionais e especialistas afirmam que um dos erros mais comuns que muitas mulheres cometem é exagerar na maquiagem, ainda mais se não dominam essa arte com precisão. Ao invés de rejuvenescer, o excesso vai pesar na sua pele e deixará o seu rosto com mais idade.
E o sonho de toda mulher, mesmo as que não costumam se maquiar no dia a dia, é saber fazer uma maquiagem bem feita, seja para uma ocasião especial ou para levantar o astral e se dar aquela dose de confiança e poder. Por isso, se você quer aprender uns truques essenciais para sair da fase do desconhecimento e chegar a um nível básico de fazer uma maquiagem bem feita, a melhor dica é aprender com os erros mais cometidos na hora de se maquiar.
Não preparar a pele com uma boa base
A base é o primeiro passo para garantir uma maquiagem digna. Sem investir nesse quesito, pode desistir, porque todos os outros vão por água abaixo. Para dar a seu rosto um aspecto reluzente e conseguir uma make que funcione é fundamental preparar a pele e aplicar uma boa base. Lembre que sua pele é a tela onde será pintada essa obra de arte, ressaltando suas qualidades e escondendo aqueles pequenos deslizes da natureza.
É fundamental lavar e hidratar o rosto antes de começar a maquiagem. Isso garante que ela dure mais e fique com um aspecto mais natural, sem ressecar, sem estirar, sem ressaltar marcas, além de esconder os poros mais abertos que você pode ter. Se você quiser, o passo seguinte pode ser aplicar um primer, que é uma pré-base e vai contar ponto a favor no resultado final.
E chega a hora dela, da base. Não use uma base que tenha uma cobertura muito pesada, nem escolha um tom mais escuro que a sua pele. Porque, se a sua intenção é cobrir rugas e imperfeições, o tiro vai sair pela culatra, o efeito vai ser completamente contrário. Prefira uma base mais fluida, que deixa a pele mais natural e rejuvenesce. Os especialistas afirmam que quanto mais densa é a base, mais anos ela vai dar ao seu rosto. E nada de aplicar a base no pescoço!
Aplicar errado o blush
O blush é responsável por dar um toque especial na sua expressão, ele imita o rubor natural da nossa pele e nos dá um aspecto doce e feminino. Em termos de textura, tradicionalmente o blush vem em pó, mas já existem opções em creme. E, nesse ponto, a dica é, se você tem a pele oleosa, opte pelo blush em pó, se você tem a pele seca, a opção em creme vai te favorecer. E o tom?
Esse também pode ser um grande dilema, vamos ajudar a esclarecer o tom ideal por tipo de pele: pele muito branca: tons pêssego, pele branca: tons rosas, pele morena clara: tons rosas e laranjas, com subtons dourados. Pele morena: tons rosas com subtons marrom ou fucsia y pele negra: tons marrons dourados, laranjas e rosas escuros.
Mas você não é uma boneca para aplicar o blush de forma redonda ou em toda sua bochecha. Na hora da aplicação do blush, o ideal é concentrar nas maçãs do rosto. Você também não deve fazer biquinho ou fazer uma cara diferente para passar o blush. Mas para uma make bem feita, a forma de aplicar o blush não vale para todos os tipos de rosto. É preciso jogar a seu favor, então, dá uma olhada na aplicação ideal para o seu tipo de rosto.
Fazer uma maquiagem muito artificial para as sobrancelhas
Você se lembra das suas sobrancelhas na hora da maquiagem? Esse é um dos erros mais comuns, muita gente esquece que os olhos vão além das pálpebras, cílios e linha d’água. Os pelos acima dos olhos podem harmonizar todo o seu rosto, como uma moldura. Por isso, no passo a passo da maquiagem dos olhos, todos os detalhes contam para o sucesso do conjunto.
Mas lembrar das sobrancelhas não quer dizer sobrecarregá-las. O aspecto natural é o que mais vai te favorecer. Aprenda a fazer a sua sobrancelha respeitando sua cor natural e sua forma. Escolha um lápis ou sombra com tom abaixo da cor dos pelos para disfarçar bem as falhas e irregularidades. E cuidado com os ângulos, exagerar na hora de arquear vai te deixar, no mínimo, com uma cara estranha.
Antes ou depois da sua eye makeup, despenteie a sobrancelha com uma escovinha e observe suas falhas. Depois vá penteando no sentido em que os pelos nascem e preenchendo com a maquiagem. Suas sobrancelhas vão ganhar corpo e definição. Por fim, se você quiser, aplique um fixador. E pronto!
Escolher o batom errado para os lábios
E, por fim, você não pode deixar de dar um cuidado especial aos seus lábios. Para muitas mulheres passar batom é um hábito, é muito normal, fazemos todos os dias antes de sair de casa, e, por isso mesmo é considerado o passo mais fácil na hora da maquiagem. Mas, espera que não é tão simples assim. Os lábios merecem toda a sua atenção, afinal é na boca que a maquiagem pode ganhar destaque ou ceder lugar para os seus olhos brilharem.
Se você é uma mulher que gosta de um batom escuro, que ressalte e deixe seus lábios mais grossos, cuidado! Você pode, claro! Aliás, você debe fazer o que te der vontade. Mas faça com sabedoria e jogue a favor da sua beleza. A dica é, como sempre, evitar o excesso de produto. Um batom escuro e com brilho? O risco é grande de errar. O batom escuro também te dá um aspecto mais sério, então, se esse é o seu desejo, se jogue. Os tons claros constumam ser o melhor acerto, para qualquer tipo de pele. Na dúvida, opte pelo nude, que engrossa os lábios e rejuvenesce o rosto.